Revista LeiaCambury http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar <div style="text-align: justify;"><em>LeiaCambury</em> é um periódico científico prático profissional, veiculado semestralmente, destinando-se a publicações da comunidade acadêmico-científica e profissíonal nas áreas do Direito, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Gastronomia, Fotografia, Estética e Cosmética e áreas afins. Presta-se à&nbsp;difusão de artigos científicos, relatórios profissionais e resenhas de obras voltadas ao apoio e orientação de acadêmicos e dos profissionais atuantes no mercado, respeitando a vocação profissionalizante que distingue a Faculdade Cambury. <div style="text-align: justify;"> <p>&nbsp;</p> </div> </div> pt-BR rev.leiacambury@gmail.com (Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega) rev.leiacambury@gmail.com (Ricardo Lenard) Ter, 18 Dez 2018 00:30:35 -0200 OJS 3.1.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/25 Treinamento Cambury ##submission.copyrightStatement## http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/25 Ter, 18 Dez 2018 00:14:33 -0200 A interação sistêmica entre Economia, Política e Direito e o ataque ao espírito constitucional http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/20 <p>O presente artigo tem por escopo analisar a influência do sistema econômico sobre os sistemas político e jurídico e suas reverberações, principalmente no que tange aos danos causados por essa interferência quando colocamos em xeque a consecução dos valores e princípios estabelecidos na Constituição brasileira. Para isso, partiremos da observação da interação entre os sistemas econômico, político e jurídico sob a perspectiva da Teoria dos Sistemas de Luhmann. Num segundo momento voltamos nossos olhos ao estudo da Sociologia das Elites com fito de observar que determinados grupos minoritários acabam por dominar e manipular a sociedade através de sua influência, obtendo, assim, benefícios próprios em detrimento ao interessa da maioria. Após isto verificaremos o espírito constitucional brasileiro tendo por base os valores e princípios próprios da nossa Constituição e como tais valores deveriam nortear as atividades legislativas. Finalizamos demonstrando como a elite econômica tem se imposto sobre os sistemas político e jurídico e como isso afeta o espírito constitucional.</p> André Souza Pedroso de Moraes ##submission.copyrightStatement## http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/20 Seg, 17 Dez 2018 23:01:15 -0200 O Estado Brasileiro e suas disputas de classe no Brasil Recente http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/23 <p>Para entender a relação entre a sociedade política (Estado) e a dominação de classe é necessário investigar de maneira mais complexa como esta relação se exerce e de que forma isso varia em diferentes contextos históricos e sociedades. Por isso, quando Marx e Engels afirmam que o Estado é o comitê de negócios da burguesia, se por um lado essa afirmação implica a existência de uma relação direta entre classe dominante e Estado, por outro pouco oferece de explicação para o entendimento de como esta relação se dá concretamente. O objetivo deste artigo é, portanto, apresentar reflexões acerca do Estado e dos instrumentos e mecanismos de dominação operados no caso específico do Brasil Recente, a partir de algumas referências teóricas notadamente do campo marxista visando englobar discussões e conceitos tanto de autores clássicos como produções mais atuais e vocacionadas especificamente para a análise da realidade brasileira. O enfoque cronológico selecionado foi o Brasil pós-1964 até a década de 2000.</p> <p>&nbsp;</p> Mariana Affonso Penna ##submission.copyrightStatement## http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/23 Seg, 17 Dez 2018 22:52:44 -0200 O Controle Coercitivo na Educação http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/21 <p>Tanto na Psicologia quanto na Educação, o modelo explicativo skinneriano ajuda a compreender como surgem e porquê se mantém as práticas coercitivas na sociedade e como se dão seus desdobramentos para os sistemas de ensino. Apesar de bem caracterizarem as práticas coercitivas, os analistas do comportamento observaram e discutiram sobre as reais implicações e os efeitos das técnicas coercitivas na vida e no futuro das pessoas a ponto de desaconselharem o uso de qualquer técnica punitiva, pois os efeitos colaterais pra quem pune ou pra quem é punido são extensos. A partir desta problemática, objetivo deste trabalho é levantar reflexões, ancoradas na filosofia behaviorista radical de Skinner e da Análise do Comportamento, sobre as práticas coercitivas na educação e seus perigos para uma sociedade em constante transformação. Para tanto, as ideias apresentadas neste trabalho se desenvolveram a partir de leituras dos textos de Skinner e de outros autores da educação escolhidos de modo não sistemático. Problematiza-se os verdadeiros objetivos da educação e questiona-se os métodos tradicionais amplamente aplicados neste contexto. Considera-se que há contradições no sistema educacional e na atuação dos envolvidos, como alunos e professores, e que as relações coercitivas em que estes atores estão envolvidos refletem as relações sociais em contextos históricos e culturais mais amplos.</p> Wanderson Barreto ##submission.copyrightStatement## http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/21 Seg, 17 Dez 2018 23:00:18 -0200 Automedicação com Finalidade Estética http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/16 <p>O uso de medicamentos sem a devida orientação de um profissional de saúde pode acarretar diversos resultados adversos e indesejáveis para o usuário. Atualmente é cada vez maior a busca pelo ideal estético de corpo perfeito veiculado pela mídia. Nesse intento é comum observar pessoas que não respeitam os limites de seus corpos e de sua saúde tentando alcançar, a qualquer custo, esse padrão de beleza, sendo este geralmente magro e esbelto. O objetivo deste trabalho foi avaliar a prevalência quanto à automedicação com finalidade estética entre os estudantes do curso de estética da faculdade Cambury. O presente trabalho se caracteriza por um estudo observacional, descritivo e transversal. Através de um questionário foi possível notar que a faixa etária e o gênero que mais utiliza medicamentos com finalidade estética são mulheres entre 17 e 25 anos. &nbsp;Os principais fármacos utilizados por esse grupo são a sibutramina e isotretinoína. Outro dado importante foi à automedicação de diuréticos como hidroclorotiazida e furosemida. O uso desses diuréticos foi indicado por balconistas de farmácia em todos os casos.</p> Leonardo de Souza Silva, Talita Ramos Silva, Daiane Martins Moreira, Denise Rodrigues da Silva, Sâmila Hagda Rodrigues Martins ##submission.copyrightStatement## http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/16 Seg, 17 Dez 2018 23:23:09 -0200 A Percepção Sobre o Ato de Comer http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/18 <p>Esse artigo traz o estudo de caso sobre a percepção do sujeito em relação ao ato de comer e ao que se come. Enfatizou-se narrativa dos próprios participantes quanto aos momentos propostos e também a observância de posturas e gestuais, simultaneamente. Com o objetivo de denotar o indivíduo atentando aos seus cinco sentidos e conecta-los com sua percepção física e psicológica ao ingerir alguns tipos de alimentos. A pesquisa teve o intuito de focar numa parte não muito discutida entre os meios alimentares, que é o comportamento natural, sem distúrbios ao comer. E também como usar o ato de comer para entender mais sobre o ser humano e sua personalidade. O estudo ainda confrontou os participantes com experiências usando o tato e excluindo a visão, por meio de venda, para comer; e foi oferecido um mesmo alimento, com o preparo diferente. Houve um roteiro de degustação guiada através de um questionário para que os participantes pudessem se manifestar. E assim, através desses momentos, extrair sentimentos, gestos, postura e autoconhecimento.</p> Mayla Onara Souza Araujo ##submission.copyrightStatement## http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/18 Seg, 17 Dez 2018 23:22:07 -0200 Projeto Escola http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/24 <p>Este artigo visa apresentar as contribuições da psicologia para o desenvolvimento infantil, utilizando resultados de aplicações de questionários a professores/diretores e observações com crianças na faixa etária de 3 a 4 anos por meio de uma atividade lúdica (brincadeira), para enfatizar o processo de aprendizagem e desenvolvimento, e a desenvoltura e a potencialização por meio das brincadeiras para o pensamento e linguagem.&nbsp;Como objetivo compreender as relações sociais das crianças em sala de aula, como o desenvolvimento infantil é influenciado pelo meio social no qual a criança está inserida.</p> Mauricio Benicio Valadão, Leticia Salvino', Marynara Matos de Oliveira Marinari, Milena Lemes Mendonça, Vitor Falcão Sousa ##submission.copyrightStatement## http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/24 Seg, 17 Dez 2018 22:48:51 -0200 O Rol de Possibilidades do Recurso de Agravo de Instrumento http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/19 Geraldo Fonseca Neto ##submission.copyrightStatement## http://ojs.cambury.edu.br/index.php/revmultidisciplinar/article/view/19 Seg, 17 Dez 2018 22:56:02 -0200