SOBRE A REVISTA

O periódico científico LeiaCambury, editado pela Faculdade Cambury, é veiculado semestralmente, destinando-se a publicações da comunidade acadêmico-científica e profissíonal nas áreas do Direito, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Gastronomia, Fotografia, Estética e Cosmética e áreas afins. Tem por finalidade específica a difusão de artigos científicos, relatórios profissionais e resenhas de obras publicadas há até três anos voltadas ao apoio e orientação dos profissionais atuantes no mercado.
Trata-se de um periódico generalista, multidisciplinar orientado por critérios de excelência visando o perfil profissionalizante que distingue a proposta acadêmica da Faculdade Cambury.

ESCOPO

  • Estimular estudantes, profissionais e pesquisadores à produção acadêmica;
  • Possibilitar o intercâmbio entre instituições de ensino, institutos profissionais;
  • Promover a difusão do conhecimento produzido no ambiente acadêmico e profissional;
  • Servir como veículo de educação continuada e permanente.
 
POLÍTICA EDITORIAL
 
É publicação eletrônica de submissão gratuita, no sistema Open Journal System, obedecendo aos padrões de qualidade do material de difusão, notadamente referentes à qualificação dos autores, pareceristas e conselho editorial.
A Revista é totalmente on line permitindo  acesso livre ao seu conteúdo, visando à democratização do conhecimento. Nela, pode se cadastrar qualquer membro da comunidade acadêmica do Brasil e do exterior, pesquisadores, profissionais das áreas de publicação e afins. O sistema permite o cadastro de autores, avaliadores e gestores. O cadastro inicial é feito como autor, sendo-lhe atribuído outros papéis pelo Editor

ORIENTAÇÃO PARA OS AUTORES

Os artigos e outras contribuições enviados à Revista são avaliados por pares rigorosamente selecionados, tendo em vista a área de especialidade da contribuição. Os trabalhos recebidos serão primeiramente examinados pelos editores para verificação dos requisitos formais e, posteriormente, encaminhados aos avaliadores, sem a identificação do autor do artigo. Tanto os editores quanto os avaliadores reservam-se ao direito de rejeitar o artigo caso considerem que sua temática, abordagem, linguagem ou apresentação fogem ao escopo da revista. Os trabalhos submetidos deverão obedecer rigorosamente às normas editoriais. Aos editores reserva-se o direito de devolver aos autores aqueles trabalhos que não cumprirem as normas para que sejam readequados e re-submetidos. O autor assume também a responsabilidade de obter autorização para a publicação de fotos que não sejam de sua autoria devendo conservar em seu poder as autorizações. Os pareceristas não têm acesso ao nome dos autores dos artigos que farão a avaliação (Blind Review).

Critérios mínimos para aceitar o artigo:

- Ter no mínimo 5 referenciais;

- As referências do tema principal serem de obras publicadas nos últimos 4 anos;

- Ter  coesão e coerência textual;

- Ter linha de pesquisa dentro da proposta da Revista LeiaCambury;

- Haver coerência entre o tema proposto e a pesquisa;

- Contribuir o artigo para a ciência e para a atuação profissional.

 -Possuir titulação mínima de graduado ou graduando em coautoria com docente especialista, mestre ou doutor.

ORIENTAÇÃO PARA PARECERISTAS

 O Parecerista ad hoc deve ter formação mínima em nível de especialista em alguma das áreas de publicação da Cambury em Revista.

 A Revista submeterá ao parecerista ad hoc a prazos certos a avaliação de conteúdo científico de artigos que forem inscritos para publicação, mediante o sistema de avaliação “Double Blind Peer Review”, ou duplo cego. Neste sistema autor e avaliador se desconhecem reciprocamente. Cabe ao avaliador propor a rejeição da publicação, a publicação após retificações, a publicação sem ressalvas, ou mesmo a publicação prioritária fundada na originalidade do tema ou da argumentação, consoante avaliação prévia do artigo, no curso da qual nele observará e anotará em formulário apropriado os requisitos abaixo:
  1. compatibilidade com a proposta da chamada;
  2. pertinência ao periódico;
  3. atendimento às normas de publicação da Revista;

  4. título coerente ao conteúdo apresentado;
  5. resumo em consonância com o artigo;
  6. linguagem apropriada, sem incorreções e orientada pelo uso formal da língua culta;
  7. escrita clara e harmônica;

  8. metodologia aferível no contexto ou apresentada no texto;

  9. determinação do referencial teórico e propriedade na sua utilização;

  10. bibliografia apresenta relevância e atualidade;

  11. conteúdo temático de caráter inovador na sua apresentação ou abordagem;

  12. validade dos conteúdos trabalhados.

 A cada artigo recebido o Parecerista disporá de um prazo de 15 dias para emitir seu parecer, facultando-se ao Editor da Revista prorrogar tal prazo à vista de excepcionalidades que lhe sejam justificadas, e consoante o permitam os cronogramas de editoração.

 O Parecerista não será remunerado, considerando-se mera contribuição acadêmica, assegurando-se-lhe o direito à certificado expedido pelo Conselho Editorial da Revista LeiaCambury.

 Os interessados deverão se cadastrar no sítio eletrônico da REVISTA, preenchendo adequadamente todos os dados solicitados.

 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO.

Os artigos deverão conter:

Titulo em português e inglês.

Resumo em português e inglês contendo entre 250 e 300 palavras.

Introduçao, desenvolvimento e conclusão.

Referências.

Os artigos e textos de publicação devem ter entre 15 e 25 páginas em formato A4, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotos, notas e referências bibliográficas. Figuras, desenhos, tabelas e fotos deverão inserir cabeçalho (se for o caso), créditos e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Se forem utilizadas fotos com pessoas, mesmo não identificadas, devem vir acompanhadas da permissão por escrito das pessoas fotografadas, fotos de crianças ou adolescentes, acompanhadas da autorização dos pais ou responsáveis.

Normalização:

  • espaço 1,5, exceto nas notas de rodapé, citações diretas, referências bibliográficas, resumo, indicação de tabelas que devem ser apresentadas em espaços simples;
  • texto justificado;
  • parágrafos justificados.

Orientação: Retrato

Margens:            

- Esquerda: 3,0cm

- Superior: 3,0 cm

- Direita: 2,0 cm

- Inferior: 2,0 cm

Fonte 

  • tamanho 12 para texto, itens e subitens;
  • tamanho 11 para citações longas, legendas, nome das ilustrações, fontes das ilustrações, tabelas, quadros e paginação;
  • tamanho 10 e entrelinhas simples para nota de rodapé;
  • letra: times New Roman;
  • cor: preta
  • usar itálico em termos ou expressões de outras línguas.
Os títulos, sem indicativo numérico – resumos, introdução, referências, apêndices e anexos, devem ser centralizados conforme a ABNT NBR 6024. Devem ser escritos em letras maiúsculas, fonte 12, negrito e centralizado.

Referências e citações devem estar rigorosamente de acordo com as normas da ABNT.